O sociólogo Juca Ferreira será o ministro da Cultura no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30/12) pela presidenta, em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Ferreira assumirá pela segunda vez o comando da pasta. Ele exerceu o cargo de 28 de julho de 2008 a 31 de dezembro de 2010, após ser secretário-executivo do ministério durante a gestão de Gilberto Gil.
Ferreira, que atualmente é secretário de Cultura do Município de São
Paulo, substituirá a arquiteta Ana Cristina Wanzeler, interina desde a
saída da ex-ministra Marta Suplicy, em 12 de novembro deste ano.
Em sua primeira gestão à frente do Ministério da Cultura, Ferreira trabalhou na construção de importantes projetos de lei, como o do Vale-Cultura e do ProCultura, na modernização do direito autoral e principalmente na criação do Programa Cultura Viva, que busca fomentar atividades culturais já existentes por meio dos Pontos de Cultura e das manifestações culturais da diversidade brasileira.
Biografia
Nascido em Salvador (BA), Ferreira atuou na militância estudantil, tendo sido eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em 1968. Não chegou a assumir o cargo, já que a eleição ocorreu no mesmo dia da instituição do AI-5. Atuou na resistência ao regime militar, o que lhe rendeu nove anos de exílio no Chile, na Suécia e na França. De volta ao Brasil, após a Anistia, trabalhou como assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia, onde desenvolveu diversos projetos ligados à área cultural.
Em 1981, iniciou militância na área ambiental. Em 1988, filiou-se ao Partido Verde (PV). Na década de 90, foi secretário de Meio Ambiente da cidade de Salvador e presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente.
Foi eleito duas vezes vereador pela capital baiana, em 1993 e em 2000. Durante a segunda legislatura, em 2003, foi convidado por Gilberto Gil para assumir a Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura, cargo que exerceu por cinco anos e meio. Com a saída de Gil, assumiu o ministério de julho de 2008 até o final do governo Lula.
O sociólogo Juca Ferreira retorna ao
Ministério da Cultura e substituirá a arquiteta Ana Wanzeler. Ferreira
ocupava atualmente a secretaria de cultura da cidade de São Paulo.
(Fotos de Pedro França e Cesar Ogata)
Nota oficial
Confira nota oficial publicada originalmente no site da Presidência da República:A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje que o sociólogo Juca Ferreira será o novo ministro da Cultura.A presidenta agradeceu a dedicação da ministra interina Ana Cristina da Cunha Wanzeler.A posse do novo ministro será no dia 1º de janeiro.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário