terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

TJ libera Sambódromo para o Carnaval a três dias do evento

Decisão da Justiça do Amazonas entende que "quase" todos os problemas de segurança e prevenção de acidentes foram sanados, mas dá prazo de 60 dias para o Estado adequar completamente o Centro de Convenções após os desfiles

O Sambódromo é o único local da cidade que recebe eventos de grande porte 
O Sambódromo é o único local da cidade que recebe eventos de grande porte (Marcelo Cadilhe)

O Centro de Convenções de Manaus, popularmente conhecido como Sambódromo, foi liberado nesta terça-feira (25) pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para abrigar os desfiles do Carnaval, após a interdição proposta pelo Ministério Público do Estado (MPE) e acatada pelo mesmo Tribunal na último dia 12. A decisão foi divulgada na página eletrônica do TJAM pela manhã e traz a assinatura do juiz Ronnie Frank Torres Stone.
Na certidão do processo 0710993-56.2012.8.04.0001, o juiz afirma que, apesar do local não estar inteiramente em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros (a bomba anti-incêndio do local precisa ser ativada manualmente, quando deveria ser automática), os próprios Bombeiros e a Polícia Militar vão estar no Sambódromo para auxiliar em caso de incêndio e outros possíveis incidentes.
A decisão ainda leva em conta laudos do engenheiro Wissler Botelho Barroso e do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, coronel Antonio Dias dos Santos, que avaliaram os demais itens questionados pelo MPE durante a interdição.
Segundo os laudos, os extintores, mangueiras e demais itens para prevenção de incêndios estão em conformidade com os padrões de segurança exigidos para grandes eventos. O armazenamento de gás GLP, que era considerado irregular, foi desativado, e a iluminação de emergência também estaria "em dia" com os padrões.
Apesar de ser considerado "sem impedimentos" para a realização dos desfiles, o juiz Ronnie Torres Stone determina que, após o Carnaval, o Sambódromo seja completamente adequado aos padrões de segurança para grandes eventos em até 60 dias. O desfile das escolas de samba de Manaus acontece nesta sexta (28) e sábado (dia 1º de março).
Entenda o caso
O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio de uma Ação Civil Pública, pediu a interdição do Sambódromo por oferecer risco aos frequentadores. O Estado do Amazonas contestou, alegando que o órgão ministerial estava desatualizado em relação às informações, pois as irregularidades já teriam sido sanadas.
Porém, no final de janeiro deste ano, o comandante do Corpo de Bombeiros afirmou, por meio de ofício, que o Centro de Convenções não possuía Auto de Vistoria da instituição; que o sistema de hidrantes precisava de reparos por ser antigo e possuir perfurações na tubulação; que, as caixas de hidrantes estavam com os equipamentos mínimos necessários “incompletos”; e os eventos de grande porte só poderiam ser realizados no Sambódromo com o acompanhamento de bombeiros militares, equipamentos e viaturas, em virtude do despreparo do local na prevenção de sinistros.
Diante dessas informações, o juiz determinou a interdição. Em sua sentença, Ronnie Frank comentou ser inadmissível um local como o Sambódromo não se prevenir contra incêndios e outros sinistros, “haja vista que qualquer tumulto generalizado ocorrido nas dependências do estabelecimento pode se tornar, em questão de segundos, tragédia avassaladora e de grandes proporções”.
Além da interdição, o juiz fixou uma multa de R$ 10 mil por dia ao responsável pelo Sambódromo, em caso de descumprimento da determinação da Justiça.

Fonte: ACRITICA.COM

Justiça libera Sambódromo e festas de Carnaval estão confirmadas no local

Justiça entendeu - duas semanas após a interdição - que o Estado tomou todas as providências necessárias para resguardar a segurança da população.

Desfile das escolas de samba está confirmado
Desfile das escolas de samba está confirmado  
Foto: Tiago Corrêa / 10.02.2013

Manaus -  O juiz titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual da Comarca de Manaus, Ronnie Frank Torres Stone, revogou, no início da tarde desta terça-feira (25), a decisão que interditava o Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, para eventos com grande concentração de público, inclusive o carnaval.
O magistrado tomou essa decisão após o Estado regularizar itens de prevenção e combate a incêndio no Sambódromo, uma vez que, da forma como estava, oferecia risco aos frequentadores. No local são realizados eventos culturais e religiosos que reúnem, geralmente, milhares de pessoas.
Na Ação Civil Pública nº 0710993-56.2012.8.04.0001, o juiz Ronnie Frank se baseou no relatório e laudo técnicos do engenheiro Wissler Botelho Barroso (CREA 4877 D-AM/RR), responsável pela vistoria no Centro de Convenções em relação aos componentes do sistema de prevenção e combate a incêndio; e também no ofício do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, cel. QOBM Antônio Dias dos Santos, onde este afirmava que as medidas técnicas de segurança já tinham sido atendidas e as medidas preventivas também já estavam contempladas no plano de atuação, não havendo impedimento à concessão de autorização para a realização de eventos no Sambódromo, incluindo o carnaval de 2014.
A Ação Civil Pública foi proposta pelo Ministério Público Estadual em 2012, após constatação de irregularidades no Centro de Convenções em relação à segurança e prevenção a incêndio e pânico em casos de emergência, além de não possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento essencial para o funcionamento do empreendimento. Após examinar o ofício do Corpo de Bombeiros, datado de 27 de janeiro deste ano, que apontava a inexistência de condições adequadas de segurança no local, o juiz decidiu decretar a interdição do sambódromo.

LAUDO
De acordo com o laudo apresentado à Justiça, estavam em conformidade com o projeto nº 04422006/06, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, os extintores de incêndio; a caixa, mangueiras, esguichos e chave storz; a sinalização de segurança contra incêndio e pânico; a iluminação de emergência; e pressão nos hidrantes.
Houve apenas uma situação constatada pelo engenheiro Wissler Botelho Barroso que não atendia o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros relacionado à bomba de incêndio. Foi constatada que funciona adequadamente, “mas depende de ativação manual, não atendendo-se, neste ponto, ao projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros”.
“Da leitura dos documentos juntados aos autos, concluo que quase todas as questões técnicas foram devidamente corrigidas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). A pendência constatada pelo engenheiro, contudo, não justifica por si só, a interdição decretada, especialmente por conta do comunicado formal do comandante do Corpo de Bombeiros, declarando que não há no Centro de Convenções, impedimentos técnicos que inviabilizem as festas do carnaval de 2014”, analisou o juiz em sua decisão.
“Encontrando-se afastados os pressupostos que a autorizavam, revogo a decisão que decretou a interdição do Centro de Convenções (Sambódromo), liberando-o para a realização de eventos públicos de interesse do Estado do Amazonas”, afirmou, em outro trecho.

Na mesma decisão, o juiz ainda determinou ao Estado que regularize a pendência verificada na vistoria técnica, no prazo de 60 dias, a contar do encerramento dos festejos carnavalescos, além de apresentar à Justiça o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas para que o documento seja anexado ao processo.

Fonte: http://www.d24am.com/img/graphics/logo.png 
25 Fev 2014 . 13:50 h . Da Redação .
 

Shopping do Tururi 2014 terá shows até domingo.

A programação de shows da última semana do Shopping do Tururi 2014, evento anual realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, no Largo do Mestre Chico, na região central de Manaus, abre nesta terça-feira (25), com show do levantador de toadas Itamar Benarrós.

 Shows seguem até domingo - foto: Divulgação
Shows seguem até domingo - foto: Divulgação

No total, serão 24 shows gratuitos até o próximo domingo (2) e o público terá oportunidade de comprar os tururis para os desfiles do Carnaboi nos dias 3 e 4 de março, no Sambódromo.

Quarta-feira, dia 25, será a vez do Bumbá Garanhão, da capital, mostrar ao público uma parte da história que será mostrada no Festival Folclórico deste ano. Márcio do Boi, Batucada do Garantido e Arlindo Jr e Klinger Araújo encerram as apresentações às 23h50.

Quinta-feira (27), o Bumbá Corre Campo, Gaspar Medeiros, Fabiano Neves e Banda Garantido Show ganham o palco e, na sexta, 28, a principal atração será o show da banda Carrapicho, às 21h. No mesmo dia, o público presente no Largo Mestre Chico também poderá conferir as apresentações do Bumbá Brilhante, Carlinhos do Boi e Prince do Caprichoso.

No sábado, dia 1º de março, os shows ficarão por conta da tradicional Banda Kamayurá, Júnior Paulain, Tony Medeiros e Edilson Santana e, no domingo (2), último dia do Shopping do Tururi 2014, Renato Freitas fará a abertura da festa, seguido pelas apresentações de Israel Paulain, Canto da Mata e Sebastião Júnior, o “Uirapuru da Amazônia”, que fecha a maratona de 52 shows gratuitos em 13 dias, promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura no Largo do Mestre Chico.
 
Fonte: EM TEMPO ONLINE

Sambódromo é liberado para o desfile de Carnaval.

Sambódromo estava interditado há duas semanas - foto: Arquivo EM TEMPO/Joel Rosa 
Sambódromo estava interditado há duas semanas
foto: Arquivo EM TEMPO/Joel Rosa

Há poucos dias para os desfiles das Escolas de Samba, o Sambódromo, que estava indertidato há duas semana, foi liberado nesta terça-feira (25), pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

A decisão foi feita pelo titular do titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, o juiz Ronnie Frank Torres Stone, com base em laudos de engenheiros e corpo de bombeiros que realizaram nova vistoria no local e constataram que o Sambódromo está apto a receber os desfiles.

O Sambódromo foi interditado no dia 13 de fevereiro, não possui o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, sistema de hidrantes necessitando de reparos e por apresentar perfurações nas tubulações.
Fonte: EM TEMPO ONLINE

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Confira a Programação do Shopping do Tururi 2014, que está acontecendo no Largo Mestre Chico.



DATA
ATRAÇÃO
HORA

1
18.02.14 - TERÇA
EDMUNDO ORAN
20:00 as 20:50

GASPAR MEDEIROS
21:00 as 21:50

FABIANO NEVES
22:00 as 22:50

BATUCADA DO GARANTIDO
23:00 as 23:50

2
19.02.14 - QUARTA
TUÃN TRIBAL
20:00 as 20:50

ITAMAR BENARRÓS
21:00 as 21:50

MARCIA SIQUEIRA
22:00 as 22:50

MARUJADA DE GUERRA & PAVAROTTI
23:00 as 23:50

3
20.02.14 - QUINTA
BUMBÁ BRILHANTE
20:00 as 20:50

BANDA KAMAYURÁ
21:00 as 21:50

DAVID ASSAYAG
22:00 as 22:50

CARLINHOS DO BOI
23:00 as 23:50

4
21.02.14 - SEXTA
BUMBÁ CORRE CAMPO
20:00 as 20:50

ARLINDO JR
21:00 as 21:50

TONY MEDEIROS
22:00 as 22:50

JUNIOR PAULAIN
23:00 as 23:50

5
22.02.14 - SÁBADO
BUMBÁ GARANHÃO
20:00 as 20:50

KLINGER ARAÚJO
21:00 as 21:50

RENATO FREITAS
22:00 as 22:50

ISRAEL PAULAIN
23:00 as 23:50

6
23.02.14 - DOMINGO
CANTO DA MATA
20:00 as 20:50

PRINCE DO CAPRICHOSO
21:00 as 21:50

SEBASTIÃO JÚNIOR
22:00 as 22:50

DAVID ASSAYAG
23:00 as 23:50

7
24.02.14 - SEGUNDA
CARRAPICHO
20:00 as 20:50

BANDA GARANTIDO SHOW
21:00 as 21:50

MARCIO DO BOI / EDMUNDO ORAN
22:00 as 22:50

EDILSON SANTANA
23:00 as 23:50

8
25.02.14 - TERÇA
ITAMAR BENARRÓS
20:00 as 20:50

TUÃN TRIBAL / HAMIRALDO DA MATA
21:00 as 21:50

MARUJADA DE GUERRA & PAVAROTTI
22:00 as 22:50

MARCIA SIQUEIRA
23:00 as 23:50

9
26.02.14 - QUARTA
BUMBÁ GARANHÃO
20:00 as 20:50

MÁRCIO DO BOI
21:00 as 21:50

BATUCADA DO GARANTIDO
22:00 as 22:50

ARLINDO JR / KLINGER ARAÚJO
23:00 as 23:50

10
27.02.14 - QUINTA
BUMBÁ CORRE CAMPO
20:00 as 20:50

CARLINHOS DO BOI
21:00 as 21:50

FABIANO NEVES
22:00 as 22:50

SEBASTIÃO JUNIOR
23:00 as 23:50

11
28.02.14 - SEXTA
BUMBÁ BRILHANTE
20:00 as 20:50

CARRAPICHO
21:00 as 21:50

GASPAR MEDEIROS
22:00 as 22:50

PRINCE DO CAPRICHOSO
23:00 as 23:50

12
01.03.14 - SÁBADO
BANDA KAMAYURÁ
20:00 as 20:50

JÚNIOR PAULAIN
21:00 as 21:50

TONY MEDEIROS
22:00 as 22:50

EDILSON SANTANA
23:00 as 23:50

13
02.03.14 - DOMINGO
RENATO FREITAS
20:00 as 20:50

ISRAEL PAULAIN
21:00 as 21:50

CANTO DA MATA
22:00 as 22:50

BANDA GARANTIDO SHOW
23:00 as 23:50

14
03.03.14 - SEGUNDA
1º DIA DE CARNABOI NO SAMBÓDROMO

15
04.03.14 - TERÇA
2º DIA DE CARNABOI NO SAMBÓDROMO