segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

DIA NACIONAL DO ATLETA

O Dia Nacional do Atleta, ou simplesmente Dia do Atleta, é comemorado em 21 de Dezembro.

A data celebra o esforço das pessoas que se dedicam ao esporte, seja por hobbie ou para manter uma boa qualidade de vida. Um atleta pode ser também àquele que pratica o atletismo, um grupo de modalidades que pertencem aos Jogos Olímpicos, como a corrida, o salto com vara, arremesso de pesos, ginástica artística e etc.




Os primeiros atletas surgiram há muitos séculos, na antiga Grécia e Roma.

Os Jogos Olímpicos, uma série de competições de jogos e esportes, que acontece de quatro em quatro anos, reúnem os melhores atletas do mundo, que competem por medalhes de ouro, prata e bronze.

O Brasil sedia os Jogos Olímpicos em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.







Origem do Dia do Atleta
Quem decretou o dia 21 de Dezembro como sendo o Dia Nacional do Atleta, foi o ex-presidente do Brasil Jânio Quadros, em 1961. 

No entanto, existem vários outros dias dedicados às pessoas que praticam esportes, como o Dia do Atleta Olímpico, em 23 de Junho; o Dia do Atleta Profissional, celebrado em 10 de Fevereiro; e o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico, comemorado em 22 de Setembro.


Fonte: Calendarr BRASIL

domingo, 1 de novembro de 2015

Conheça mais sobre CULTURA VIVA


Seja Ponto de Cultura, entre para a rede!

onlkm

O Cultura Viva é uma política cultural voltada para o reconhecimento e apoio à atividades e processos culturais já desenvolvidos, estimulando a participação social, a colaboração e a gestão compartilhada de políticas públicas no campo da cultura. Fomentar essas práticas é também aprofundar a democracia cultural e, por que não, a cultura democrática.A Rede Cultura Viva é a plataforma do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, instituído pela Lei Cultura Viva. É a ferramenta que permite a autodeclaração por parte das entidades e coletivos culturais, e o reconhecimento por parte do Estado, estabelecendo uma relação direta entre os Pontos de Cultura, o Ministério da Cultura, e os entes federados parceiros. A rede social dos fazedores e fazedoras de cultura do Brasil.
Para quem já é Ponto ou Pontão de Cultura, o Cadastro é uma forma de manter os dados atualizados, acompanhar a execução de plano de trabalho, enviar informação sobre atividades desenvolvidas, além de se manter informado a respeito de encontros, editais, apoios e articulações.
Para quem quer ser Ponto ou Pontão de Cultura, é só chegar! Insira seus dados no Cadastro e, a partir de uma seleção simplificada e da adesão à Política Nacional de Cultura Viva, a entidade ou o coletivo cultural poderá ser reconhecido como Ponto ou Pontão de Cultura, passando a integrar a rede da Política Nacional de Cultura Viva.
Curtiu? Então seja mais um ponto nesta teia da diversidade cultural brasileira!

O que é Cultura Viva

Aldeia Multiétnica
O Programa Cultura Viva, desde sua implementação em 2004, alcançou grande dimensão nacional, e atualmente é uma referência para políticas culturais em vários países da América Latina. Sua política foi desenhada para valorizar a cultura realizada na base da sociedade brasileira, a articulação em rede e a gestão compartilhada, com base nos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento da sociedade civil.
A Política de Cultura Viva contempla iniciativas ligadas à cultura de base comunitária, Indígenas, Quilombolas, de Matriz Africana, economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, cultura popular, com ampla incidência no segmento da juventude, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural como música, artes cênicas, cinema, circo, literatura, entre outras.
Tem o objetivo de promover a articulação destas iniciativas em rede, contribuindo para a inclusão social, o combate ao preconceito e a todas as formas de discriminação e intolerância, o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural brasileira e o pleno exercício dos direitos culturais.
Desde 23 de julho de 2014, com a sanção da Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), o Programa Cultura Viva e os Pontos e Pontões de Cultura tornaram-se Política de Estado. Além de garantir a continuidade do Programa, a Lei simplifica e desburocratiza os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil.
Atualmente está presente nos 27 estados brasileiros e em cerca de mil municípios, é um dos programas com mais capilaridade e visibilidade do Ministério da Cultura, atualmente com 4.502 Pontos fomentados. Até 2020 deverão ser fomentados mais 10.498 Pontos de Cultura para atingir a meta de 15 mil Pontos prevista no Plano Nacional de Cultura.
Fonte: MINC, Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural

quinta-feira, 9 de julho de 2015

SEC divulga primeiros campeões do 59º Festival Folclórico do Amazonas.

Três grupos vencedores foram conhecidos nesta quarta-feira (8).
Evento é realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia.

Ao todo, 74 grupos folclóricos da categoria ouro participaram do Festival (Foto: Sérgio Rodrigues/G1 AM)


Três vencedores da categoria ouro do 59º Festival Folclórico do Amazonas foram definidos nesta quarta-feira (8). Os grupos folclóricos "Justiceiros do Sertão", "Tukanos do Alto Rio Negro" e o Boi Bumbá "Carinhoso" receberam os troféus de campeões nas modalidades Dança Nordestina, Tribos e Bumbá Master B, respectivamente.
Como vencedor deste ano, em 2016 o Bumbá Master B "Carinhoso" vai disputar a modalidade Master A.De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), os grupos vencedores nessas três modalidades já estão automaticamente selecionados para a disputa no grupo ouro do ano que vem, enquanto os grupos que ficaram em último lugar nas modalidades "Danças nordestinas" e "Tribos" foram rebaixados para a categoria prata.
O Festival Folclórico do Amazonas começou na sexta-feira (3) e vai até o dia 26 de julho, sempre a partir das 20h. A festa é realizada no Centro Cultural Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa), em Manaus.

Os primeiros resultados do 59º Festival Folclórico do Amazonas, foram divulgados na tarde desta quarta-feira(08.07). Confira os resultados:

Modalidade DANÇA NORDESTINA
1º Lugar - 299,2 - Justiceiros do Sertão
2º Lugar - 298,5 - Descendentes de Lampião
3º Lugar - 298,0 - Cabras do Capitão Silvino
4º Lugar - 297,8 - Cabras do Capitão Galdino
5º Lugar - 296,9 (após desempate) - Cangaceiros V. Perdido
6º Lugar - 296,9 (após desempate) - Cangaceiros Lampião
7º Lugar - 291,5 - Cabras do Capitão Cabeleira
8º Lugar - 282,0 - Cabras do Capitão Rufino

Modalidade TRIBOS
1º Lugar - 269,4 - Tukanos do Alto Rio Negro
2º Lugar - 266,5 - Maués
3º Lugar - 261,1 - Tukunas Belezas Naturais
4º Lugar - 256,4 - Barés
5º Lugar - 251,8 - Kayapós
6º Lugar - 239,3 - Manaú


Modalidade BOI BUMBÁ MASTER "B"
1º Lugar - 470,7 - Boi Bumbá Carinhoso
2º Lugar - 467,2 - Boi Bumbá Galante de Manaus
3º Lugar - 457,5 - Boi Bumbá Evolução Nativa Tribal

Fonte: G1/AM08/07/2015 21h32 - Atualizado em 08/07/2015 21h32

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Associações Folclóricas decidem pelo adiamento do início do 59º Festival Folclórico do Amazonas


As associações afirmam que não teriam tempo hábil para a entrega da documentação necessária exigida nos editais e consequente recebimento de recurso para a realização de suas apresentações.


O 59ª Festival Folclórico do Amazonas foi adiado para o mês de julho (Clóvis Miranda)

No início da tarde desta terça-feira (9), foi decidido o adiamento do início do 59º Festival Folclórico do Amazonas. O evento iria começar no próximo sábado (13), e agora terá início no dia 3 de julho.
Segundo nota da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a decisão foi solicitada pelas Associações Folclóricas e Prefeitura de Manaus e Governo do Estado atendeu a solicitação. Os representantes dos grupos se reuniram no Palácio da Justiça para solicitar e referendar em votação o adiamento do festival. 
A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizadoras do evento, atenderam o pedido de adiamento do festival solicitado pelas associações folclóricas com a alegação de que não teriam tempo hábil para a entrega da documentação necessária exigida nos editais e consequente recebimento de recurso para a realização de suas apresentações.
A entrega de documentos e para assinatura dos convênios é um requisito essencial para o repasse dos recursos pelo Poder Público.
Com a decisão, o Edital 05/2015 da Manauscult também foi prorrogado. Os 42 grupos habilitados no Edital de Convênio têm agora até o dia 17 de junho para se inscreverem por meio das Associações que as representam. É por meio do edital que as Associações receberão os recursos para repassarem aos grupos habilitados à programação do evento. 
O prazo para que as Associações submetam suas propostas iniciou no último dia 8 de junho e agora segue até o próximo dia 17, às 17h. As propostas devem ser entregues no protocolo da Manauscult (Av. André Araújo, 2767 - Aleixo). Todos os editais relacionados à categoria Prata do Festival Folclórico do Amazonas estão disponíveis no link.
Categorias
O 59º Festival Folclórico do Amazonas tem duas grandes categorias: a categoria Prata, coordenada pela Manauscult; e a categoria Ouro, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Quem abre o festival no dia 3 de julho é a categoria Ouro, coordenada pela SEC. A participação dos grupos é definida conforme descrita nos editais publicados pelas 
Fonte:
ACRITICA.COM

Veja como ficou a programação após sorteio:
CATEGORIA OURO
03/07 (Sexta-feira)
20:00 - 20:50 Justiceiros do Sertão
20:55 - 21:45 Cabras do Capitão Rufino
21:50 - 22:40 Cabras do Capitão Silvino
22:45 - 23:35 Descendentes de Lampião
23:40 - 00:30 Cangaceiros de Lampião
00:30 - 01:25 Cangaceiros do Valle Perdido.
04/07 (Sábado)
20:00 - 20:50 Cabras do Capitão Cabeleira
20:55 - 21:45 Cabras do Capitão Galdino
21:50 - 22:35 Tribo Tukana Belezas Naturais
22:40 - 23:25 Tribo dos Barés
23:30 - 00:15 Tribo dos Maués
00:20 - 01:05 Tribo Kayapos
01:10 - 01:55 Tribo Manau
02:00 - 02:45 Tribo Alto Rio Negro
05/07 (Domingo)
20:00 - 21:20 Boi-Bumbá Carinhoso (Master B)
21:25 - 22:45 Boi-Bumbá Galante 
(Master B)
22:50 - 00:10 Boi-Bumbá Evolução Nativa Tribal 
(Master B)
06/07 (Segunda-Feira)
20:00 - 21:45 Cacetinho Tribo Kamayurá
21:50 - 22:45 Cacetinho Manaós
22:50 - 23:35 Cacetinho Tarianos do Ifam
22:50 - 23:40 Quadrilha Comica João e Maria
23:45 - 00:35 Quadrilha Comica Pedro e Pedrita.
07/07 (Terça-Feira)
20:00 - 21:00 Boi Bumbá Regional Mina de Ouro
21:05 - 22:05 Boi Bumbá Regional Brilha Noite
22:10 - 23:05 Ciranda do Ruy Araújo
23:10 - 00:05 Ciranda da Visconde
00:10 - 01:05 Ciranda Grande Família
01:10 - 02:05 Ciranda Tradição da Ciranda
08/07 (Quarta-feira)
20:00 - 20:55 Ciranda Sensação da Raiz
21:00 - 21:55 Ciranda Rosas de Ouro
22:00 - 22:55 Ciranda Emoção do Armando Mendes
23:00 - 23:55 Ciranda Império da Compensa
00:00 - 00:55 Ciranda Independente do Coroado.
01:00 - 01:55 Ciranda Força Jovem
09/07 (Quinta-feira)
20:00 - 20:55 Ciranda Explode Coração
21:00 - 21:55 Ciranda do Binha
22:00 - 22:55 Ciranda Brotinhos do Coroado
23:00 - 23:50 Dança Nacional Café da Redenção
23:55 - 00:45 Dança Nacional Afro-Brasileira
00:45 - 01:35 Dança Nacional Xote da Karolina
01:40 - 02:30 Dança Nacional Rancho Manauara
10/07 (Sexta-feira)

20:00 - 21:00 Garrote Tradicional Tinideirinha
21:05 - 21:50 Dança Nacional Noda de Caju
21:55 - 22:55 Boi Bumbá Tradicional Tira Prosa 

23:00 - 00:00 Boi Bumbá Tradicional Guerreiro
00:05 - 00:55 Quadrilha Brotinhos de Petropolis
01:00 - 01:50 Quadrilha Faz Raiva na Roça
01:55 - 02:45 Quadrilha Juventude na Roça

11/07 (Sábado)
20:00 - 22:00 Boi Bumbá Corre-Campo (Master A)
22:15 - 00:15 Boi Bumbá Brilhante (Master A)
00:30 - 02:30 Boi Bumbá Garanhão (Master A)
12/07 (Domingo)
20:00 - 20:50 Quadrilha Caipira na Roça da Betânia
20:55 - 21:45 Quadrilha JAQ na Roça
21:50 - 22:40 Quadrilha Marupiaras do Amazonas
22:45 - 23:35 Quadrilha Caipira na Roça (Alvorada)
23:40 - 00:30 Quadrilha Gald na Roça
00:35 - 01:25 Quadrilha Gavioes na Roça
13/07 (Segunda-Feira)
20:00 - 21:00 Garrote Esplendor
21:05 - 22:05 Garrote Majestoso
22:10 - 23:00 Quadrilha Minha Deusa na Roça
23:05 - 23:55 Quadrilha Revolução na Roça.
00:00 - 00:45 Alternativa Geração 2000
00:50 - 01:35 Quadrilha Alternativa Funk na Roça
14/07 (Terça-Feira)
20:00 - 21:00 Filhos do Campo
21:05 - 22:05 Garrote Estrelinha
22:10 - 23:55 Dança Regional Lendas e Povos da Amazonia
00:00 - 00:50 Dança Regional grupo Serafina
00:55 - 01:45 Dança Regional Curió
01:50 - 02:40 Dança Internacional Caxemira
15/07 (Quarta-feira)
20:00 - 20:50 Cia de Dança Internacional Al-Karak
20:55 - 21:45 Dança Internacional Síria
21:50 - 22:35 Quadrilha de Em Busca da Paz
22:40 - 23:25 Quadrilha de Duelo Pistoleiros na Roça.                    

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Ligas folclóricas têm até sexta-feira para a inscrição no Edital de Convênio da Manauscult

As Ligas representantes dos grupos folclóricos na categoria Prata, do 59º Festival Folclórico do Amazonas, têm até esta sexta-feira, 12, para se inscreverem no Edital de Convênio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). É por meio do edital que as Ligas receberão os recursos para repassarem aos grupos habilitados à programação do evento. O festival começa no próximo dia 13 e ocorrerá no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA).

Um total de 42 grupos folclóricos foi considerado habilitado para a categoria Prata do 59º Festival Folclórico do Amazonas. O resultado do Edital de Seleção foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 3 de junho de 2015. Os responsáveis por esses grupos devem procurar a Liga que os representa. Por sua vez, a Liga representante é que deve se inscrever no Edital de Convênio para receber o recurso da Manauscult. “As Ligas devem estar adimplentes com sua documentação e prestação de contas com a Manauscult”, ressaltou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.



As Ligas podem realizar suas inscrições no Edital de Convênio a partir desta segunda-feira, 8, de 8h às 17h, no protocolo da Manauscult ( Av. André Araújo, 2767 – Aleixo). Todos os editais relacionados à categoria Prata do Festival Folclórico do Amazonas estão disponíveis no link http://manauscult.manaus.am.gov.br/editais-2015/.

Os grupos da Categoria Prata receberão valores de premiação que variam de R$ 9 mil a R$ 232 mil por grupo, de acordo com a subcategoria na qual esteja inscrito, entre elas “Dança regional”, “Boi-bumbá Regional”, “Quadrilha Tradicional”, entre outras subcategorias. No total, a Categoria Prata tem 15 subcategorias e um recurso geral de aproximadamente R$ 1,3 milhão. “Todos os procedimentos para a seleção dos grupos e ligas foram decididos por meio da comissão do festival que tem membros escolhidos por 400 folcloristas participantes das primeiras reuniões realizadas pela Manauscult”, disse Bernardo Monteiro de Paula.

Categorias

O 59º Festival Folclórico do Amazonas tem duas grandes categorias: a categoria Prata, coordenada pela Manauscult; e a categoria Ouro, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Bernardo Monteiro de Paula reforça que este é o segundo ano da parceria entre a Manauscult e a SEC para a realização Festival Folclórico do Amazonas. “Cada secretaria é responsável por uma categoria, desde o lançamento de edital para a inscrição até a coordenação durante o evento. É um modelo que trouxe resultados positivos e conta com o apoio dos próprios folcloristas que participam diretamente de cada etapa”, destacou.

Quem abre o festival no dia 13 de junho é a categoria Ouro, coordenada pela SEC. Já as apresentações da categoria Prata, coordenada pela Manauscult, iniciam no dia 26 de junho. A participação dos grupos é definida conforme descrita nos editais publicados pelas secretarias.

Confira o agendão de festas juninas previstas para Manaus

Eventos vão contar com apresentações de danças e comidas típicas.
Além de arraiais, capital terá o 59º Festival Folclórico do Amazonas.

Danças estão na programação de festas juninas em Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Com o início do mês de junho, entram em cena as guloseimas e as danças típicas dos arraiais e festejos de São João. Em Manaus, centros de convivência, escolas e faculdades já se programam para realizar festejos juninos. Um dos eventos de destaque é o 59º Festival Folclórico do Amazonas, que será realizado entre os dias 13 e 28 de junho no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), Zona Sul de Manaus.

Confira a agenda de São João para Manaus neste ano:


JUNHO
Arraial da 3ª Idade do Centro de convivência do Idoso de Aparecida
Data: 03 de junho
Hora: 16h às 23h
Local: Centro de convivência do Idoso de Aparecida, Rua Wilkens de Mattos, S/N, bairro de Aparecida, Zona Sul.

Festa Junina do Comerciário
Data: 12 de junho
Hora: 18h (desde às 16, um grupo de forró percorrerá ruas do Centro convidando a população, principalmente trabalhadores do comério)
Local: Centro de Atividades do Sesc, na Rua Henrique Martins, bairro Centro.
Atrações: Banda de forró, Dança Folclórica Xote Nódua de Cajú, Concurso Rei-Rainha Caipira.                                            
               
Festa Junina do Centro de Convivência da Família Madalena Arce Daou
Data: 12 de junho
Hora: A partir das 18h
Local: Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, situado na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus

59º Festival Folclórico do Amazonas
Data: 13 a 28 de junho
Hora: 19h
Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, situado na Bola da Suframa, Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus
Atrações: Apresentação de danças folclóricas, barracas com comidas típicas

Grande arraial da Família do Centro de Convivência Padre Vignolla
Data: 19 de junho
Hora: noite (horário não informado)
Local: Centro de Convivência Padre Vignolla, situado na Rua Gandú com Av Noel Nutels, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus

Arraial do Colégio La Salle
Data: 19 e 20 de junho
Hora: A partir de 19h
Local: Nas dependências da própria escola.

Festival Marquesiano
Data: 19, 20 e 21 de junho
Hora: A partir de 20h
Local: Campo da Amizade, situado atrás da Igreja de São Raimundo no Nonato, no bairro de São Raimundo, Zona Oeste de Manaus.

Arraial do Colégio Santa Terezinha
Data: 27 de junho
Hora: A partir de 18h
Local: Colégio Santa Terezinha, na Avenida 7 de Setembro, bairro Centro, Zona Sul.           

JULHO
Arraial do Colégio Auxiliadora
Data: 04 de julho
Hora: A partir de 18h
Local: Quadra coberta do colégio auxiliadora, na Rua Silva Ramos, 833, bairro Centro, Zona Sul.

Arraial do Studio 5
Data: 10, 11 e 12 de julho
Hora: de 17h às 23h
Local: Pavilhão do Studio 5, na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial, Zona Sul.
Valor: R$4,00 (Crianças a partir de 4 anos já pagam entrada)
Atrações: Dança sertaneja, cowntry, cirandas, quadrilhas, carimbó, hip-hop, danças internacionais.

Festa da 3ª Idade do Sesc
Data: 17 de julho
Hora: 16h
Local: Quadra coberta do Sesc Balneário, localizada na sede do Sesc, no bairro Campos Elísios.
Atrações: ainda não foi divulgado.


Fonte:
Do G1 AM

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Prefeitura divulga lista com 42 grupos folclóricos habilitados para o Festival Folclórico do AM

Ligas folclóricas deverão inscrever grupos no Edital de Prêmio e será avaliado se os mesmos podem receber recursos públicos para participar do FFA.

Festival inicia no próximo dia 13, no Centro Cultural Povos da Amazônia, CCPA(Clóvis Miranda)

Quarenta e dois grupos folclóricos foram considerados aptos para participar da categoria Prata, coordenada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), durante o 59º Festival Folclórico do Amazonas.
O resultado do Edital de Seleção foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 3 de junho de 2015. O próximo passo é a inscrição das Ligas Folclóricas representantes da lista dos aprovados na categoria do Edital de Prêmio, para receber os recursos. O festival tem início no próximo dia 13 e ocorrerá no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA).
O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, ressalta que os grupos aprovados nessa primeira fase ainda passarão por essa segunda etapa antes de ingressarem na programação da Categoria Prata do Festival, que é o Edital de Prêmio. Ele detalha que cada grupo está habilitado, mas agora deve procurar a Liga a qual pertence, pois é a liga, nesta segunda etapa, que deve procurar a Manauscult para inscrever seus grupos no Edital de Prêmio.
"A Liga pode inscrever apenas uma proposta para todos os seus grupos aprovados, ou seja, não é necessário inscrever uma proposta para cada grupo. O grupo só irá receber o recurso por meio da Liga", explica.
Após a Liga se inscrever no Edital de Prêmio, a Comissão do Festival Folclórico irá avaliar se a entidade está com a documentação adequada e todas as suas prestações de contas adimplentes com a Manauscult para poder receber o recurso.
"Todo esse processo foi definido junto com os folcloristas. A comissão foi escolhida por quase 400 folcloristas e ela, junto com técnicos da Manauscult, definiram essa forma de repasse dos recursos. É uma maneira democrática e transparente do processo", avaliou Bernardo Monteiro de Paula. 
Os grupos da Categoria Prata receberão valores de premiação que variam entre R$ 9 mil e R$ 232 mil por grupo, de acordo com a subcategoria que ele esteja inscrito, entre elas "Dança regional", "Boi-bumbá Regional", "Quadrilha Tradicional", entre outras subcategorias.
No total, a Categoria Prata tem 15 subcategorias e um recurso geral de aproximadamente R$ 1,3 milhão. "A liga só poderá receber se estiver adimplente com a Manauscult. Vale ressaltar que o grupo só estará de fato na programação após a Liga que o representa ser aprovada nesse Edital de Premiação", completa o diretor-presidente.
Entre os critérios para os grupos folclóricos serem considerados aptos a participar na categoria Prata estavam a prestação de contas do ano anterior aprovada; documentação regulamentada; comprovação da atividade folclórica, entre outros critérios descritos na Edital de Seleção.  Além disso, conforme o regulamento de 2014, os 16 últimos colocados na categoria Ouro, na disputa do ano passado, são remanejados para a categoria Prata em 2015.
As Ligas podem realizar suas inscrições no Edital de Prêmio a partir desta segunda-feira, 8, de 8h às 17h, no protocolo da Manauscult( Av. André Araújo, 2767 - Aleixo). Todos os editais estão disponíveis no link:
http://manauscult.manaus.am.gov.br/editais-2015/
Categorias
O 59º Festival Folclórico do Amazonas tem duas grandes categorias: a categoria Prata, coordenada pela Manauscult; e a categoria Ouro, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
Bernardo Monteiro de Paula reforça que este é o segundo ano da parceria entre a Manauscult e a SEC para a realização Festival Folclórico do Amazonas. “Cada secretaria é responsável por uma categoria, desde o lançamento de edital para inscrição até coordenação durante o evento. É um modelo que trouxe resultados positivos e conta com o apoio dos próprios folcloristas que participam diretamente de cada etapa”, destacou.
Quem abre o festival no dia 13 de junho é a categoria Ouro, coordenada pela SEC. Já as apresentações da categoria Prata, coordenada pela Manauscult, iniciam no dia 26 de junho. A participação dos grupos é definida conforme descrita nos editais publicados pelas secretarias.
O diretor-presidente destaca que a Manauscult e a SEC estão finalizando as análises do Regulamento 2015, que esteve disponível para consulta pública até o último dia 28. “Até a próxima semana deve ser divulgada a versão final desse regulamento e também a programação do evento”, afirmou. A programação completa do 59º Festival Folclórico do Amazonas será divulgada em breve no site da Manauscult e no site da SEC.

Grupos folclóricos devem receber R$ 2,3 milhões para festival no AM

59º edição do Festival Folclórico do estado ocorre a partir de 13 de junho.
Investimento será destinado a 74 grupos folclóricos e boi bumbás da capital.

Festa ocorre a partir de 13 de junho, no Centro Cultural Povos da Amazônia (Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

Um total de R$ 2.251.014 milhões deve ser destinados a 74 grupos folclóricos e boi bumbás para a realização do 59º Festival Folclórico do Amazonas, que inicia dia 13 de junho no Centro Cultural Povos da Amazônia, na Zona Sul de Manaus. A verba será disponibilizada pelo Governo do Estado. Os grupos foram selecionados por meio de edital para a categoria ouro.

A ordem das apresentações será definida por sorteio na sede da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), no Centro da capital. A data do sorteio, entretanto, ainda será definida.

Dentre as danças que foram selecionadas estão a Dança Internacional Caxemira, Ciranda Rosa de Ouro, Dança Regional Lendas e Povos da Amazônia e Quadrilha Minha Deusa na Roça.

Fonte:
Do G1 AM
04/06/2015 12h01 - Atualizado em 04/06/2015 12h01

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis completa cinco anos como patrimônio cultural

São quase 30 dias que movimentam a cidade histórica de Pirenópolis (GO), entre novenas, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e muitas celebrações. Essa é a Festa do Divino Espírito Santo, que teve a primeira manifestação em 1819 e completa, no próximo dia 13 de maio, cinco anos de registro como patrimônio cultural imaterial. A comemoração é considerada uma das maiores e mais tradicionais do país.
 
A Festa foi inscrita, em 2010, no Livro de Registro das Celebrações, no qual são incluídos os rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social. Reconhece-se a inclusão, no patrimônio a ser preservado pelo Estado, em parceria com a sociedade, dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

                                                         Primeira manifestação da Festa do Divino em Pirenópolis foi erm 1819 (Foto: Iphan)

O Patrimônio Cultural Imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconhece os bens por meio de categoria e os registram em livros.

A Festa
 
A celebração é realizada no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, e começa com o giro das folias, na zona rural e urbana. Os foliões partem para as visitas levando a bandeira do Divino com o objetivo de recolher donativos, chamar o povo para a festa e levar as bênçãos do Espírito Santo. Os donos das fazendas enfeitam suas casas, preparam o altar e muita comida para receberem a bandeira do Divino e os foliões. 
 
A cada noite, o grupo se reúne para orações, louvores e saudações ao Divino, junto ao anfitrião que os recebe, e em seguida são servidas tachadas de comida gratuitamente a todos os presentes, foliões e comunidade, que vêm de várias partes do município e também de cidades vizinhas para participar dos chamados Pousos de Folia.
 
Após o giro das folias, inicia-se, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, a novena em louvor ao Divino Espírito Santo. Além da oração do terço e celebração da missão, durante todos os dias da novena, a comunidade católica organiza, no Largo da Matriz, a Barraca da Família, um espaço para confraternização da comunidade e onde são comercializadas comidas típicas para levantar fundos para custear ações beneficentes da Igreja.
 
Em 2015, a Festa teve início na última sexta-feira, 01 de maio, e se estende até o dia 26 de maio. De 24 a 26, serão realizadas as tradicionais Cavalhadas, que encenam batalha realizada no século VI entre os cristãos e os sarracenos em defesa do sul da França.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações do Iphan

MinC recebe indicações para a Ordem do Mérito Cultural até 30 de maio.

Em menos de um mês, o Ministério da Cultura (MinC) já recebeu 115 indicações para a Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2015. As indicações ainda podem ser feitas até 30 de maio e serão avaliadas pelo Conselho da OMC, presidido pelo ministro Juca Ferreira. Ainda integram o grupo, os ministros da Educação, de Relações Exteriores e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de uma comissão técnica nomeada pelo MinC. 
A condecoração premia personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras com reconhecida contribuição à cultura brasileira. Os nomes aprovados pelo Conselho da OMC serão divulgados por decreto presidencial.
As indicações devem ser enviadas, por meio de formulário on-line, para o e-mail omc2015@cultura.gov.br ou pelos Correios, após preenchimento de formulário disponível nesta página.  
No ano passado, o MinC recebeu 280 indicações, das quais 30 foram selecionadas. A lista dos homenageados incluiu nomes como o do ator Matheus Nachtergaele, do estilista Oskar Metsavaht e do chef Alex Atala, entre outras personalidades de diversos setores que contribuem para a valorização da cultura brasileira. 
A OMC é entregue anualmente, preferencialmente no dia 5 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, sendo composta por três classes: Grã-Cruz; Comendador e Cavaleiro. A homenagem foi criada pela Lei nº 8.313, de 1991, e regulamentada, em 1995, pelo Governo Federal, por meio do decreto 1.711.
O endereço para entrega da indicação é: 
Ordem do Mérito Cultural 2015                
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal

Clique aqui para acessar o formuláro para indicação:
http://www.cultura.gov.br/omc-2015

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

sábado, 25 de abril de 2015

SEC lança Edital de Patrocínio para o 59º Festival Folclórico do Amazonas

A Secretaria de Estado de Cultura - SEC, lançou nesta sexta-feira (24) o Edital de Credenciamento Público para Fomento aos Grupos Folclóricos que participarão do 59º Festival Folclórico do Amazonas na categoria Outo - 2015.


O Edital de Credenciamento Público está de acordo com a missão da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, no que que diz respeito à valorização, fomento e difusão das manifestações culturais e artísticas do Estado, oferecendo mecanismos e meios para os agentes, produtores e artistas de modo geral.

Além disso, o Edital tem como objetivo identificar os grupos folclóricos, valorizar a cultura popular e atribuir a concessão de apoio financeiro para apresentação no 59º Festival Folclórico do Amazonas, na categoria Ouro.

Poderão se inscrever os Grupos Folclóricos legalmente constituídos ou representados por Pessoa Física, maior de 18 (dezoito) anos, residente no Estado do Amazonas, que tenham participado do 58º Festival Folclórico do Amazonas na Categoria Ouro, não figurem na colocação de descenso e também os que tenham sido campeões na categoria Prata (MANAUSCULT), conforme Regulamento e resultado final do 58º Festival Folclórico do Amazonas.



Todos os documentos apresentados deverão ser digitados, não podendo ser apresentados de forma manuscrita, sob pena de serem desconsiderados para análise.

A estrutura operacional será objeto de redução no valor mínimo de 20% (vinte por cento) em relação ao aplicado no exercício anterior.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 04 de maio de 2015.




terça-feira, 21 de abril de 2015

Foi dada a largada para a ativação do Cadastro Cultura Viva!



O grupo de trabalho Cadastro Cultura Viva realizou sua primeira reunião nesta segunda-feira (20/4) e já tem deadline para entrega dos resultados: em até 168 dias apresentará a implementação da plataforma de autodeclaração e reconhecimento da Política Nacional de Cultura Viva.
A plataforma será criada em Software Livre e contará com o apoio de desenvolvedores da área.
Participam do GT a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, a Secretaria de Articulação Institucional, a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação e representantes da sociedade civil.

Entendendo mais um pouco, sobre CULTURA VIVA

Novidades da Lei Cultura Viva

Não usou todo o orçamento? Alguma aplicação financeira rendeu? Tem saldo na conta mas não está previsto na planilha?
Com a Lei Cultura Viva, o uso de rendimentos e saldos remanescentes oriundos de aplicação financeira será simplificado. Os recursos poderão ser aplicados na ampliação das metas do objeto previstas nos projetos de Pontos e Pontões de Cultura.


Ponteiros de todo o Brasil têm mais liberdade para executar seus projetos!
Com a Lei Cultura Viva, os Pontos e Pontões de Cultura podem realizar o remanejamento de até 30% do valor do projeto sem autorização prévia do Estado, regra prevista na Instrução Normativa. Remanejamentos de 31 a 100% necessitam de justificativa com até 45 dias de antecedência.

Vai precisar devolver recurso?
Agora, com a Lei Cultura Viva, o Ponto que tiver a sua prestação de contas parcialmente reprovada, sendo necessária a devolução de parte do recurso, o poderá fazer por meio de prestação de serviços culturais em benefício da sociedade civil, como cursos, oficinas, shows, eventos e apresentações!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

STF reconhece contratação de organizações sociais sem licitação

O Supremo Tribunal Federal reconheceu a validade da lei 9.637, de 1998, que qualifica entidades como organizações sociais e permite a contratação das entidades com o poder público, sem previsão de licitação. A maioria dos ministros seguiu voto elaborado por Luiz Fux, que prevê que o processo de contratação corra de forma pública, impessoal e por critérios objetivos e seja fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Ministério Público.

A lei prevê a dispensa de licitação quando organizações sociais - que são entidades privadas - prestam serviços públicos de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação ao meio ambiente, cultura e saúde. "Embora não submetido formalmente à licitação, a celebração do contrato de gestão com as Organizações Sociais deve ser conduzida de forma pública, impessoal e por critérios objetivos, como consequência da incidência direta dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública", entendeu Fux.
O plenário também reconheceu que a contratação das organizações pelo poder público não configura uma transferência da competência para prestar serviços públicos. Para Fux, a intenção da Lei foi incentivar que atividades fossem desempenhadas de forma eficiente através de colaboração público-privada. "O Poder Público não renunciou aos seus deveres constitucionais de atuação nas áreas de saúde, educação, proteção ao meio ambiente, patrimônio histórico e acesso à ciência, mas apenas colocou em prática uma opção válida por intervir de forma indireta para o cumprimento de tais deveres, através do fomento e da regulação", votou o ministro Luiz Fux.
Votaram pela validade da lei com interpretação conforme a Constituição, os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Cármén Lúcia, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Teori Zavascki e também o ex-ministro Ayres Britto, que votou em 2011. O ministro Dias Toffoli se declarou impedido e o ministro Luís Roberto Barroso não votou pois sucedeu Ayres Britto na cadeira do STF.
Os ministros Marco Aurélio Mello e Rosa Weber votaram pela inconstitucionalidade da lei. Mello afirmou que a regulação das organizações sociais, da forma como prevista, promove "privatização de serviços públicos essenciais". A ação ficou mais de 16 anos no STF e foi proposta pelo PT e PDT, que eram partidos de oposição à época em que o texto foi aprovado.
Fonte: 
Estadao Conteudo / Portal do Holanda
16/04/2015 às 18h34